Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Conheça dicas para a segurança e limpeza de bares e restaurantes

Dicas de Cozinha 09/07/2017

Compartilhe com seus amigos

Hoje quem tem bares e restaurantes com muitos clientes e funcionários, é extremamente se preocupar com a segurança na limpeza, a segurança de seus funcionários e clientes e de extrema importância .

Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) reuniu 5 dicas sobre as características próprias que devem ser levadas em conta para que sejam alcançados bons resultados na limpeza destes ambientes. Confira:

restaurante area cadeiras

Assegure boas condições higiênico-sanitárias.

Nos ambientes onde há manipulação de alimentos é fundamental que o estabelecimento siga as normas de limpeza e assegure que a manipulação e o preparo sejam executados em boas condições higiênico-sanitárias, evitando intoxicações.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu um regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.

Segundo as normas, para evitar a contaminação dos alimentos, o local de trabalho deve ser limpo e organizado e a limpeza deve ser feita sempre ao final das atividades de trabalho, exceto em casos excepcionais.

Isso sem falar na importância da higiene pessoal dos colaboradores que irão manipular diretamente os alimentos.

A importância de produtos adequados

No mercado tem uma gama de produtos para limpeza de fogões e chapas,  desincrustar gorduras carbonizadas,são indicados produtos à base de hidróxido de sódio.

Para pisos, bancadas, paredes, superfícies e acessórios em geral,pode ser limpos com detergente desengordurante.

Já os talheres, louças e copos,o uso de detergente neutro e com pH entre 6,5 e 7,5, garantindo uma limpeza eficiente e segura para o usuário.


Além disso a importância de se usar aventais, botas, luvas e outros produtos de proteção de  EPI (Equipamentos de Proteção Individuais) é necessário aos funcionários.

Atenção às áreas críticas

Dê uma atenção a “área critica”, fornos , pisos , onde se tem o difícil acesso e limpe sempre que for necessário.

Para higienização correta recomenda-se o uso de mop, carrinhos funcionais e detergentes neutros, além de desengordurantes quando necessário.

Ofereça segurança para clientes e funcionários

limpeza e segurançaCompre placas de avisos de “cuidado chão molhado”já pensou um cliente seu escorregar e se machucar e o transtorno que isso lhe causará?

Invista na segurança de seus clientes e funcionário em seu restaurante.

Na cozinha a importância de luvas para uso de facas e proteção de seus funcionários e evitar acidentes.

Higienização das mãos

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a lavagem das mãos é uma das formas mais eficazes de evitar doenças e reduzir a propagação de germes.

Por isso, recomenda-se nestes estabelecimentos o uso de do álcool gel , que garante a perfeita higienização das mãos, evitando a contaminação cruzada, inclusive nos alimentos.

A instalação de torneiras sem toque, também pode ser uma das alternativas para reduzir a transmissão de infecções.

Se você gostou da dica compartilha ae…

 

 

422 visualizações, 1 hoje

  

  • cardápio para restaurante

    Produção de cardápios para restaurantes

    por em 12/10/2016 - 0 Comentários

    Produção de cardápios para restaurantes está crescendo a cada ano , isso por conta do crescimento de restaurantes apesar da crise. Os empresários dizem que os cardápios elegantes e padronizados ajudam a criar um profissionalismo e uma elegância para sua marca e até mesmo o aumento da vendas. Cardápios com fotos de comidas e bem […]

  • farofa para marmitex

    Como fazer farofa para Marmitex - Ingredientes

    por em 26/12/2017 - 0 Comentários

    Nos cardápio para marmitex não pode faltar a farofa, veja aqui como fazer farofa para marmitex, receita simples e fácil. Ingredientes de farofa para 6 porções 1 lata de milho Verde. 2 gomos de linguiça calabresa defumada cortada em cubos. 1 cebola média picada. 2 xícaras (de chá) de farinha de mandioca torrada. Sal a […]

  • como fazer coxinha

    Como Fazer Coxinha Temperada

    por em 25/12/2017 - 0 Comentários

    A coxinha é um salgado muito degustado aqui no Brasil,coxinha gostosa é fácil de preparar, desde que você acompanhe os ingredientes e o modo de preparo. Ingredientes para fazer coxinha. 2 xícaras de xá de água. 2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina. 2 xícaras de chá de farinha de trigo. Sal a gosto. […]

  • curso auxiliar de cozinha

    Curso auxiliar de cozinha online

    por em 09/01/2018 - 0 Comentários

    Você que deseja fazer o curso auxiliar de cozinha, aproveite e faça sua inscrição, o curso é online e você ganha seu certificado. O que você vai apreender no curso auxiliar de cozinha online? TIPOS DE CORTES DE AVES, PEIXES, CARNES E FRUTOS DO MAR MÉTODOS DE COCÇÃO DE ALIMENTOS TIPOS DE CORTE DE HORTIFRÚTI […]