Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Receba dicas, receitas e cursos sobre culinúria GRÁTIS


Conversor de Medidas

Conheça dicas para a segurança e limpeza de bares e restaurantes

Dicas de Cozinha 09/07/2017

Compartilhe com seus amigos

Hoje quem tem bares e restaurantes com muitos clientes e funcionários, é extremamente se preocupar com a segurança na limpeza, a segurança de seus funcionários e clientes e de extrema importância .

Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) reuniu 5 dicas sobre as características próprias que devem ser levadas em conta para que sejam alcançados bons resultados na limpeza destes ambientes. Confira:

restaurante area cadeiras

Assegure boas condições higiênico-sanitárias.

Nos ambientes onde há manipulação de alimentos é fundamental que o estabelecimento siga as normas de limpeza e assegure que a manipulação e o preparo sejam executados em boas condições higiênico-sanitárias, evitando intoxicações.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu um regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.

Segundo as normas, para evitar a contaminação dos alimentos, o local de trabalho deve ser limpo e organizado e a limpeza deve ser feita sempre ao final das atividades de trabalho, exceto em casos excepcionais.

Isso sem falar na importância da higiene pessoal dos colaboradores que irão manipular diretamente os alimentos.

A importância de produtos adequados

No mercado tem uma gama de produtos para limpeza de fogões e chapas,  desincrustar gorduras carbonizadas,são indicados produtos à base de hidróxido de sódio.

Para pisos, bancadas, paredes, superfícies e acessórios em geral,pode ser limpos com detergente desengordurante.

Já os talheres, louças e copos,o uso de detergente neutro e com pH entre 6,5 e 7,5, garantindo uma limpeza eficiente e segura para o usuário.


Além disso a importância de se usar aventais, botas, luvas e outros produtos de proteção de  EPI (Equipamentos de Proteção Individuais) é necessário aos funcionários.

Atenção às áreas críticas

Dê uma atenção a “área critica”, fornos , pisos , onde se tem o difícil acesso e limpe sempre que for necessário.

Para higienização correta recomenda-se o uso de mop, carrinhos funcionais e detergentes neutros, além de desengordurantes quando necessário.

Ofereça segurança para clientes e funcionários

limpeza e segurançaCompre placas de avisos de “cuidado chão molhado”já pensou um cliente seu escorregar e se machucar e o transtorno que isso lhe causará?

Invista na segurança de seus clientes e funcionário em seu restaurante.

Na cozinha a importância de luvas para uso de facas e proteção de seus funcionários e evitar acidentes.

Higienização das mãos

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a lavagem das mãos é uma das formas mais eficazes de evitar doenças e reduzir a propagação de germes.

Por isso, recomenda-se nestes estabelecimentos o uso de do álcool gel , que garante a perfeita higienização das mãos, evitando a contaminação cruzada, inclusive nos alimentos.

A instalação de torneiras sem toque, também pode ser uma das alternativas para reduzir a transmissão de infecções.

Se você gostou da dica compartilha ae…

 

 

515 visualizações, 1 hoje

  

Links Patrocinados

  • cardápio para restaurante

    Produção de cardápios para restaurantes

    por em 12/10/2016 - 0 Comentários

    Produção de cardápios para restaurantes está crescendo a cada ano , isso por conta do crescimento de restaurantes apesar da crise. Os empresários dizem que os cardápios elegantes e padronizados ajudam a criar um profissionalismo e uma elegância para sua marca e até mesmo o aumento da vendas. Cardápios com fotos de comidas e bem […]

  • mini marmitex

    Mini Marmitex é sucesso de vendas e pode ser vendida pela metade do preço

    por em 25/05/2018 - 0 Comentários

    Antes de mais nada,mini marmitex gera uma nova opção de compra para seus clientes, e é mais barato . Mini marmitex compensa? Sim, pega pouca comida, e por isso você vende pela metade do preço. Além de agradar seu cliente e você gasta muito pouco. Dar dois tipos de preços, você sai na frente de […]

  • como acabar com cheiro de alho nas mãos

    Como acabar com o cheiro de alho nas mãos - 8 dicas

    por em 02/05/2018 - 0 Comentários

    Como acabar com o cheiro de alho nas mãos,veja 9 maneiras diferentes, e dessa forma, acabar com cheiro de alho das mãos. 9 dicas de como acabar com cheiro de alho nas mãos Quem cozinha todos os dias , sabe o tormento de eliminar cheiro de alimentos nas mãos. E pensado em resolver este problema, […]

  • Salada de Quinoa, Abóbora e Brócolis

    por em 07/06/2018 - 0 Comentários

    Antes de mais nada,combine este grão saudável com ingredientes vegetarianos. Queijo feta, sementes de abóbora, cranberries e salsa trabalham juntos. Igredientes 2 colheres de sopa de óleo 1 cebola vermelha, cortada ao meio e fatiada 2 dentes de alho cortados Pedaços de polpa de butternut congelados 175g Brócolis 140g Brócolis , talos cortados, corte superior […]

  • Como abrir uma Empresa de Marmitex CNPJ

    por em 21/06/2018 - 0 Comentários

    Para abrir uma empresa de marmitex em casa,é muito simples, basta se cadastrar no MEI (micro empreendedor individual). Como abrir uma empresa de marmitex (MEI) CNPJ Visite o portal do empreendedor para abrir sua empresa de disk marmitex, coloque seu CPF e Data de Nascimento. Da mesma forma pelo site, siga os passos que se […]

  • chefes de cozinha

    10 Chefes de Cozinha melhores do Brasil

    por em 28/06/2018 - 0 Comentários

    Antes de mais nada, vamos aqui informar os 10 chefes de cozinha melhores do Brasil. Os chefes de cozinhas são aqueles que coordena os cozinheiros que estão na cozinha. Eles estudaram e fizeram curso de culinária para se aperfeiçoar. Eles começaram sua carreira trabalhando como ajudante de cozinha, e se promoveram a profissão chefe de […]