Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrar

Cardápio Semanal: Aprenda como montar suas refeições da semana



Cardápio 21/07/2016

compras cardapio semanal

Hoje em dia várias pessoas tentam seguir uma alimentação balanceada, não só por questões de estética, mas também pela saúde. Para isso nada melhor do que montar um cardápio semanal que contribua para melhorar a sua qualidade de vida.

Dica em vídeo https://youtu.be/BvVe7SNeKWM

O problema é que algumas pessoas têm dificuldade na hora de montar o cardápio da semana, seja porque não tem tempo para elaborar boas combinações alimentares ou então lhes faltam criatividade para preparar uma boa alimentação.

Com isso acabam comendo na rua ou optando pelo famoso disk marmitex por ser mais prático e convencional na correria do dia a dia.

Nesse caso fica mais do que evidente que a falta de organização e também de tempo é o que realmente impede as pessoas de se alimentarem de forma mais saudável.

Diante disso, como se organizar melhor para ter uma boa alimentação? Apesar desta ser a dúvida de grande parte da população atual, a resposta é bem simples: procure planejar a sua alimentação antecipadamente, montando seu cardápio semanal.

Mas como montar um cardápio semanal?

como montar um cardápio semanal

Algumas pessoas tem o hábito de preparar o seu cardápio para a semana durante o domingo, que geralmente é o único dia da semana onde as pessoas conseguem ter um tempo a mais para descansar e se planejar para a semana seguinte.

Então, nesse dia é super importante que você faça um planejamento do seu cardápio alimentar de acordo com as possibilidades que tem a disposição no momento, não deixando faltar os seguintes alimentos:

  • Saladas: Procure manter em seu cardápio alimentar as saladas compostas de folhas verdes como alface, escarola, rúcula, agrião, dentre outros.

Os legumes, tanto crus como cozidos, também devem fazer parte do seu cardápio alimentar. Para incrementar a sua salada também adicione outros componentes como queijos, frutas, dentre outros alimentos.

  • Prato principal: No prato principal você deve contar com alguma proteína como frango, carne ou então um peixe.
  • Base do prato: A base alimentar do seu prato deve ser composta por algum tipo de carboidrato tais como arroz, lentilha, feijão, grão de bico, batata doce, quinua, dentre outros.
  • Guarnições: Como acompanhamento você pode utilizar uma verdura ou então um legume cozido, assado ou então refogado.

Os alimentos citados acima são na verdade uma boa sugestão de cardápio semanal, onde você terá um equilíbrio necessário no consumo dos alimentos e também dos nutrientes. O importante nesse caso é manter uma harmonia de sabores, cores e texturas na hora de compor o seu cardápio semanal.

Agora se você ainda está na dúvida sobre como preparar os alimentos para montar um bom cardápio para a semana, confira a seguir algumas sugestões de almoço e também de jantar para você arrasar na sua alimentação semanal de modo que não precise recorrer ao famoso cardápio de marmitex.

Sugestões de almoço e jantar para a semana

sugestões para almoço para a semana

Almoço

  • Opção 1: Salada com folhas verdes, carne seca, azeitona preta e tomate, feijão, arroz branco ou integral, e couve refogado.
  • Opção 2: Salada composta de rúcula e tomate, bife grelhado, arroz integral, brócolis e feijão.
  • Opção 3: Salada de alface, peixe grelhado, beterraba crua ou cozida com tomate, arroz branco, chuchu refogado e lentilha.

Jantar




  • Opção 1: Salada de rúcula ou alface, atum, cenoura crua e beterraba cozida e arroz integral.
  • Opção 2: Salada de folhas verdes com tomate e pepino, filé de peixe, arroz integral e couve refogado.
  • Opção 3: Salada de folhas verdes e tomate, file mignon, arroz integral, cenoura cozida e abobrinha refogada com milho.

Seguindo as sugestões de cardápio semanal citadas acima com certeza você vai conseguir montar uma boa combinação alimentar que vai te dar mais disposição e energia para realizar suas atividades do dia a dia.

Dicas para conservar os alimentos que serão consumidos durante a semana

cortando alimentos e coservação durante a semana

Como conservar os alimentos para consumir durante a semana com certeza é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que adotam o preparo da alimentação para a semana toda.

Nesse caso é importante você tomar cuidado com as frutas, verduras e legumes, que devem ser conservados mediante refrigeração para retardar ao máximo o processo de deterioração desses alimentos.

A temperatura ideal para conservar esses alimentos e manter a qualidade de consumo por mais tempo é em torno de 10ºC, tendo em vista que estes alimentos são bastante sensíveis a temperaturas mais baixas e acabam ficando com um aspecto nada agradável. Por essa razão é que eles devem ser colocados na parte inferior da geladeira, longe do freezer.

Sempre que possível procure embalar as frutas e os legumes em recipientes plásticos ventilados para manter esses alimentos em bom estado por mais tempo.

Embora algumas pessoas defendam a ideia de preparar os alimentos tudo na hora em que vai consumi-los, a sugestão de cardápio semanal com certeza disponibiliza inúmeras vantagens, principalmente para quem vive na correria do dia a dia.

Com a elaboração do cardápio semanal você consegue variar mais os preparos e isso ajuda principalmente na hora de manter uma alimentação mais equilibrada e saudável, afinal de contas ninguém consegue comer a mesma coisa por vários dias seguidos.

Além disso, com o cardápio semanal você consegue economizar mais, pois quando vai ao supermercado você consegue comprar apenas o que será essencial para o preparo dos pratos e com isso acaba evitando gastos desnecessários.

Outra vantagem que você adquire ao adotar um planejamento alimentar semanal é o ganho de tempo, pois elaborando o cardápio da semana você já sabe quais ingredientes vai precisar para preparar os pratos e com isso não perde muito tempo escolhendo os alimentos no supermercado.

A montagem do cardápio semanal também apresenta como vantagem o fator nutricional, pois lhe induz a não ceder a determinados alimentos que podem prejudicar a sua saúde como doces, fast food, dentre outros.

Geralmente a ausência de planejamento alimentar acaba levando as pessoas a comerem alimentos que são fáceis de preparar e isso nem sempre é benéfico para a saúde. Existindo um cardápio já pronto fica muito mais fácil para as pessoas seguirem com um consumo alimentar mais balanceado.

Portanto como pode perceber, o preparo do cardápio semanal pode ser muito mais útil e funcional no seu dia a dia e com certeza vai contribuir bastante para que tenha uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Agora ser um profissional e criar cardápios profissionais para restaurantes , veja a importância de fazer o curso montagem de cardápio AGORA!

Cardápio para emagrecer

Café da manhã: suco de laranja , frutas , e pão integral

Almoço: Salada de Alface com bastante tomates , file de peito feito na grelha , arroz integral , feijão e ovo cozido.

Café da tarde: Sanduíche natural ,acompanhado de vitamina de frutas .

Janta: Salada de alface com pepinos cortados em rodelas, uma porção de arroz integral ,e macarrão integral e filé de peito.

Cardápio Semanal: Aprenda como montar suas refeições da semana
5 (100%) 1 vote

 

3059 visualizações, 4 hoje

  

Links Patrocinados



  • produção de cardápios

    Produção de cardápios para restaurantes

    por em 12/10/2016 - 0 Comentários

    Produção de cardápios para restaurantes está crescendo a cada ano , isso por conta do crescimento de restaurantes apesar da crise. Os empresários dizem que os cardápios elegantes e padronizados ajudam a criar um profissionalismo e uma elegância para sua marca e até mesmo o aumento da vendas. Cardápios com fotos de comidas e bem […]

  • Almoço Dia das Mães é sempre especial - Três dicas de cardápios

    por em 21/04/2017 - 0 Comentários

    Vamos ajudar a decidir o que fazer no almoço dia das mães,  montamos para você três cardápios diferentes para você escolher e fazer neste dia especial. Almoço Dia das Mães:Veja abaixo Três dicas de cardápios 1) PALETA DE PORCO!!!! Paleta de Porco feito no suco de laranja com pêras Farofa de bacon feito na manteiga […]

  • Curso como fazer espetinho - Quanto Vale sua independência financeira?

    por em 23/04/2017 - 0 Comentários

    Sabia que muitos já fizeram o Curso como fazer espetinho e começaram a se dar bem com suas vendas. Trabalhar com comida pode ser uma boa oportunidade de sair do vermelho e da crise financeira que assola nosso país, e para ajudar você a se profissionalizar e começar a ganhar dinheiro com espetinhos, oferecemos o curso. […]

  • Marmita fitness - Tenha uma alimentação saudável

    por em 26/04/2017 - 0 Comentários

    Tenha uma alimentação saudável, na correria do dia a dia, monte sua marmita fitness e mantenha uma alimentação saudável . Muitos ficam horas sem comer nada, mas esse comportamento pode trazer o efeito oposto, gerando menor disposição para as atividades e atrapalhando o desempenho profissional. Sem contar, é claro, os prejuízos para a saúde. O […]

  • ifood

    Como se cadastrar no IFOOD e vender 90% mais no delivery

    por em 24/05/2017 - 0 Comentários

    O iFood é um app de delivery de comida que oferece cardápios e ofertas de bares, restaurantes e lanchonetes próximas, mas requer cadastro para usar. O processo pode ser feito de forma simples pelo celular, já que o aplicativo usa, assim como o WhatsApp, seu número de celular para agilizar a criação do perfil. Por […]

  • Montar um restaurante em casa só no delivery

    por em 18/06/2017 - 0 Comentários

    Cozinha invisível a proliferação dos restaurantes fantasmas nas grandes cidades, a opção de montar um restaurante em casa com atendimento online já é uma realidade em países do Estados Unidos e na Europa. Em Chicago 9 estabelecimento de um mesmo grupo chega dividir uma só cozinha de 186 metros quadrados. O Avanço da tecnologia como […]